Início » Consultas » Valor Licenciamento 2021 SP – Como é definido, Como consultar e mais

Valor Licenciamento 2021 SP – Como é definido, Como consultar e mais

Loading...

O Licenciamento 2021 SP deve ser realizado anualmente para emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e regularização da situação dos automóveis. O Licenciamento 2021 SP é um procedimento feito junto ao Detran.

O mesmo exige o pagamento de uma taxa específica estabelecida pelo órgão.

E qual é o valor da taxa 2021 licenciamento? Neste post, falamos como funciona a definição do preço a ser pago, considerando o Detran São Paulo, além de passar outras informações relevantes sobre o procedimento. Acompanhe e boa leitura!

Como se define o valor Licenciamento 2021 SP?

valor licenciamento 2021-sp

O valor do Licenciamento 2021 SP é estabelecido pelo Detran, Secretaria da Fazenda do Estado e varia entre diferentes regiões do país.

De modo geral, é definido com base em um sutil aumento em comparação ao ano anterior, sendo atualizado anualmente.

A taxa de licenciamento paulista é atualizada anualmente. Em 2020, o total pago para licenciar seu veículo era R$ 93,87 e a expectativa é que esse montante seja maior em 2021.

Sempre que estiver em dúvida sobre o valor a ser pago, verifique a página de licenciamento no site oficial do órgão.

Consulta Licenciamento 2021 SP

Mas, afinal, como realizar a consulta Licenciamento SP 2021? Abaixo, preparamos um passo a passo para lhe orientar na execução dessa tarefa. Confira:

1- Acesse a página de Serviços Online do Detran SP;

2- Em Veículos, clique em “Seu Veículo – pesquisas e certidões”;

3- Selecione “Seu veículo – débitos, restrições e vistorias”;

4- Caso já tenha cadastro no site, informe seu CPF ou CNPJ e senha. Se não tiver, cadastre-se informando seu documento;

5- Informe dados do veículo e finalize a consulta.

Consulta pela Secretaria da Fazenda de Estado

Além de realizar a consulta do Licenciamento 2021 SP no site do Detran, também é possível efetuá-la na página oficial da Secretaria da Fazenda do Estado, podendo verificar débitos, valores, entre outras informações. Para fazer esse procedimento, siga estas recomendações:

1- Acesse a página de consulta da Secretaria da Fazenda do Estado;

2- Informe o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e placa do automóvel;

3- Selecione a caixa de recaptcha, para validar seu acesso;

4- Clique em “consultar”.

Como fazer o Licenciamento 2021 SP?

O Licenciamento 2021 SP é um processo simples de ser feito. Para automóveis registrados no estado de São Paulo, basta pagar a taxa de licenciamento em um dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, Santander, Safra, Bradesco, Itaú, entre outros).

Quando o valor for reconhecido pelo sistema do Detran SP, o CRLV é emitido e liberado online, no site do órgão ou no aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito, é só acessá-los para imprimir o documento.

O que impede o Licenciamento 2021 SP?

Para conseguir licenciar o veículo é preciso que todos os débitos inerentes a ele estejam quitados, o que envolve multas, IPVA e seguro DPVAT.

Justamente por isso é essencial verificar anteriormente se a situação do automóvel está correta, para garantir que o licenciamento seja finalizado sem problemas.

O que acontece se não fizer o licenciamento?

O licenciamento de veículos é obrigatório, tendo de ser realizado todos os anos.

Caso não seja feito, o CRLV vence e o automóvel fica em situação irregular. Isto significa que o proprietário do automóvel pode enfrentar alguns problemas, como:

Aumento da dívida de licenciamento

Sobre o valor original da taxa incidem multas e juros, o que pode aumentar substancialmente a dívida, sendo necessário parcelá-la se não puder pagá-la em sua totalidade.

Dificuldade para regularização

Quando o licenciamento não é feito por dois anos seguidos a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo bloqueia a realização de pagamentos. Para regularizar essa situação é preciso entrar em contato com o órgão, solicitar o desbloqueio e realizar o licenciamento junto ao Detran.

Pagamento de multa e acúmulo de pontos em carteira

Ao dirigir um veículo não licenciado e com CRLV vencido, o condutor corre o risco de ser autuado com o pagamento de multa no maior valor vigente, já que isso é considerado uma infração gravíssima de trânsito.

Além disso, há o acúmulo de sete pontos na carteira de habilitação, bem como o risco de ter o veículo apreendido, o que costuma demandar trabalho e gastos elevados para ser solucionado.

Comente